' . "\n";/> ' . "\n";/>
  • 12 novembro, 2023

PRESIDENTE DA SBD/MS EXPLICA COMO SE PROTEGER DAS BROTOEJAS NO CALOR

Conhecida popularmente como brotoeja, a miliária é uma doença de pele caracterizada pelo surgimento de erupções avermelhadas na pele, que podem ou não causar coceira, e surgem em áreas de grande transpiração como dobras, troncos e região dorsal.

O presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia de Mato Grosso do Sul (SBD/MS), Alexandre Moretti, explicou ao consultamedicaon.com.br que se não for tratada corretamente a lesão pode evoluir e causar problemas mais sérios. “Dependendo da profundidade da obstrução, a brotoeja pode ocasionar infecção secundaria por bactérias, por isso é fundamental que se busque a orientação de um dermatologista”.

A miliária é classificada em quatro tipos: Cristalina, Rubra, Profunda e Pustulosa, a principal diferença entre elas está na profundidade das lesões e o tratamento é baseado de acordo com a classificação e recomendação do dermatologista.

Moretti frisa ainda que o verão aumenta a incidência da doença que tem como principais causas a sudorese excessiva (suor) e obstrução das glândulas sudorípara, por isso, para prevenir deve-se permanecer em locais arejados, preferir banhos frios, optar por roupas frescas, evitar loções de vaselina, e no caso do surgimento da doença procura auxilio médico dermatologista.