' . "\n";/> ' . "\n";/>
  • 12 novembro, 2023

Homens morrem mais de câncer de pele do que mulheres, afirma presidente da SBD/MS.

O câncer de pele responde por 30% de todos os tumores malignos do Brasil, estima-se que 165.580 mil novos casos de câncer de pele não melanoma surjam a cada ano e segundo dados  do Instituto Nacional do Câncer (Inca) os homens são mais atingidos, correspondendo a aproximadamente 85 mil novos casos por ano.

A grande preocupação dos dermatologistas é em relação ao câncer melanoma, pois este se não tratado pode levar ao óbito.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia de Mato Grosso do Sul (SBD/MS), Alexandre Moretti, isso acontece porque os homens são mais imprudentes, não usam ou deixam de reaplicar o protetor solar, não valorizam o surgimento ou evolução de uma pinta e não buscam assistência médica. “Tanto no consultório quanto durante as campanhas podemos constatar que as mulheres estão mais atentas em relação a saúde e ao notarem alterações na pele já busca um dermatologista, já os homens quando buscam atendimento normalmente foram influenciados pela insistência da mulher”.

Moretti ressalta ainda que os homens precisam começar se observar mais, pois o câncer de pele melanoma pode causar sequelas e também matar.

Campanha Nacional

A Campanha Dezembro Laranja é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia e tem como objetivo alertar a população sobre prevenção, diagnóstico e acesso ao tratamento do câncer de pele no Brasil. Em 2018 a campanha dá continuidade ao tema “Se exponha, mas não se queime” e contará com diversas ações durante todo o verão, entre elas iluminação de monumentos históricos, palestras, mutirões, e atividades de informação em jornais, radio, televisão, internet, radio, ruas, praias e parques.