' . "\n";/> ' . "\n";/>
  • 12 novembro, 2023

Campanha contra o Câncer de Pele atende mais de 1000 pessoas em MS

Dando início ao Dezembro Laranja, dermatologistas de todo Brasil se uniram em prol da prevenção e combate ao câncer de pele. Mato Grosso do Sul contou com dois pontos de assistência: Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian e Hospital Adventista do Pênfigo, onde 1041 pessoas atendidas. Entre elas estava Marlene Marques Galharde de 62 que elogiou a iniciativa, “soube dessa ação pelo jornal, vim verificar algumas manchas e fui muito bem atendida”.

Francisco Sergio Lopes, 58 anos, também buscou assistência dermatológica: “Estava aguardando a cirurgia há aproximadamente um ano, quando soube da ação pensei é uma excelente oportunidade para sair da fila de espera”. 

Segundo a coordenadora da Campanha, Thaisa Saddi Tannous Silvino, tudo ocorreu conforme planejado. “A ação transcorreu harmoniosamente, contamos com uma equipe comprometida, com isso conseguimos atender 837 pessoas no Hospital Universitário e 204 no Hospital do Pênfigo. Destas 45 passaram por cirurgia e 73 fizeram biópsias, também fizemos criocirurgias e nos casos necessários já deixamos o retorno agendado.”

Alexandre Moretti, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia de Mato Grosso do Sul (SBD/MS), disse que a campanha foi extremamente proveitosa, “Tivemos uma boa procura da população, diagnosticamos várias lesões pré malignas, carcinomas basocelulares e outras doenças dermatológicas“.

Moretti aproveitou ainda para agradecer a participação de cada um que contribuiu e ressaltou: “Esta ação marca o início do Dezembro Laranja, no entanto a batalha contra o câncer de pele continua. Durante esse mês teremos diversas ações de conscientização, como palestras, divulgações nas redes sociais, iluminação de monumentos históricos, entre outros. Enfim, a guerra contra o câncer de pele é diária e deve durar o ano todo”.

O chefe de Serviço de Dermatologia do HU, Gunter Hans Filho elogiou e agradeceu a participação de todos os colaboradores. “Conseguimos ter uma campanha bem organizada e isso se deve a cada voluntário que se dispôs a participar, quero agradecer a todas as equipes que trabalharam em sincronia fazendo com que o evento fluísse com tranquilidade”.